Reflexos pupilares em fotografia
Você sabia que uma foto pode salvar a visão ou a vida de seu filho?
Estamos tirando mais fotos que nunca e compartilhando-as em redes sociais e outras mídias. Essas fotos podem nos dar dicas de potenciais alterações visuais pelo reflexo do flash no fundo olho ricamente vascularizado, também chamado de “reflexo vermelho”.
Na maioria dos casos o reflexo vermelho em ambos os olhos é um bom indicativo de que as retinas estão saudáveis e não há obstrução à passagem da luz.
Um reflexo vermelho anormal (mudança de tonalidade do vermelho, branco, amarelo ou preto) pode ser um sinal de alerta para a presença de alguma doença ocular.
Para que a foto seja mais precisa, é importante observar 3 elementos:
A criança está olhando diretamente para as lentes da câmera
A foto é feita com flash em baixa iluminação
A função redutora de olhos vermelhos está desligada
No caso de alterações, mostre a foto ao pediatra ou a um oftalmologista pediátrico.
A causa mais comum de alterações do reflexo vermelho são erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo). O reflexo branco pode decorrer da criança olhar para o lado da câmera (o adulto chamando sua tenção) e o nervo óptico ficar alinhado com o flash.
Diferenças na tonalidade do vermelho entre os olhos pode indicar estrabismo, ou mau alinhamento ocular, situação na qual os olhos não olham para o mesmo lugar ao mesmo tempo (o olho desviado tem o reflexo mais escuro).
O reflexo branco pode ser indicativo de várias doenças, como catarata, descolamento de retina, infecções intra-oculares e retinoblastoma (um raro tipo de câncer ocular em crianças).
O reflexo amarelo pode ser sinal da doença de Coats, que ocorre quando os vasos sanguíneos da retina se tornam tortuosos e extravasam seu conteúdo, podendo gerar um descolamento de retina.
É importante saber que mesmo os quadros mais graves não costumam causar dor ou piora da visão no início. Na maior parte das vezes, se um dos olhos está bom, a criança segue desenvolvendo normalmente. Queixas são raras.
Atualmente tem surgido aplicativos que ajudam os pais e pediatras nesses cuidados, como o White Eye®. Enquanto essa tecnologia é desenvolvida, prestar atenção nas fotos que você tira de seus filhos, assim como levá-las ao pediatra/oftalmologista pediátrico, pode auxiliar num diagnóstico precoce que salvaria a visão ou a vida.
Lembre-se, o acompanhamento da saúde dos olhos do seu filho é fundamental.